Assinatura Digital no Portal e-CAC
Informações sobre a plataforma de Assinatura Digital de Documentos do Portal e-CAC

CERTIFICAÇÃO DIGITAL
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REQUISITOS DE SISTEMA
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SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
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VALIDAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE ASSINATURAS DIGITAIS
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Verificação de Documentos Assinados no Portal e-CAC

Um documento assinado digitalmente é armazenado em sistemas que provêem segurança, e está num formato chamado P7S. Este é um formato que pode ser lido por meio de um programa visualizador (não é possível abrí-lo sem este), o qual, utilizando-se de padrões criptográficos (PKCS#7), separa o arquivo original da assinatura digital e faz a validação desta.

Somente o formato P7S garante a assinatura da identidade de quem realizou a assinatura, a integridade do documento e o tempo exato (proveniente do Observatório Nacional) em que o ato ocorreu. A validade jurídica dos documentos está vinculada somente ao P7S assinado com a informação de quem assina e o momento de tempo. Qualquer outro formato disponibilizado não dispõe desta garantia e serve somente para facilitar o acesso ao arquivo original.

Para comprovar a validade do conteúdo de um documento digital, é necessário abrir o arquivo original para visualizar e comparar. Para tanto, a SEFAZ/RS provê um solução onde você submete ao sistema o arquivo original e o arquivo P7S com isso o mesmo realiza uma analise comparando os arquivos submetidos e assim comprova a validade ou não do documento apresentado e submetido para analise.
Para validar um documento basta acessar a Ferramenta de Verificação de Autenticidade de Documentos Assinados no Portal e-CAC, onde será apresentada uma tela para submeter os arquivos, conforme ilustra a imagem abaixo:

Selecione nos campos da tela apresentada, o arquivo original que deseja validar e o arquivo P7S referente ao mesmo para que seja feita a comparação pelo sistema e assim consiga informar a validade ou não do arquivo submetido a análise.

Após a conferência dos arquivos nos campos de preenchimento mostrados na imagem acima, clique no botão "Verificar Assinatura".
O documento será analisado e em seguida o sistema irá apresentar uma tela de resultado com as referentes informações do documento analisado.

Caso o sistema conclua que o documento submetido para analise é um documento válido e corresponde ao documento assinado digitalmente no Portal e-CAC, será apresentado uma tela de sucesso. Conforme ilustra a imagem abaixo:

Caso o sistema conclua que o documento submetido para analise é um documento não corresponde ao documento assinado digitalmente no Portal e-CAC, será apresentado uma tela de falha/erro. Conforme ilustra a imagem abaixo:


Validação e Visualização de Documentos Assinados no Portal e-CAC

Para validar e visualizar um documento que foi assinado digitalmente através do Portal e-CAC, temos que inicialmente identificar o código chave que encontra-se no rodapé do documento assinado e disponível para visualização. Conforme ilustra a imagem abaixo:

Para validar e visualizar o documento referente a chave e constatar a veracidade do mesmo a SEFAZ/RS provê um solução onde você submete ao sistema a chave encontrada no rodapé do documento conforme a imagem acima e o mesmo lhe apresenta o documento referente a chave informada.
Para validar ou visualizar um documento basta acessar a Ferramenta de Validação e Visualização de Documentos Assinados no Portal e-CAC, onde será apresentada uma tela para submeter a chave do documento, conforme ilustra a imagem abaixo:

Preencha os campos na tela apresentada, para que através da chave o sistema consiga apresentar o documento referente a chave informada.

Após a conferência dos arquivos nos campos de preenchimento mostrados na imagem acima, clique no botão "Visualizar Documento".
A chave será submetida ao sistema que irá apresentar uma tela com o documento referente para que o mesmo possa ser visualizado. Conforme ilustra a imagem abaixo: