Assinatura Digital no Portal e-CAC
Informações sobre a plataforma de Assinatura Digital de Documentos do Portal e-CAC

CERTIFICAÇÃO DIGITAL
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REQUISITOS DE SISTEMA
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SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
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VALIDAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE ASSINATURAS DIGITAIS
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Solução de Problemas


O uso de certificação digital pressupõe uma série de softwares instalados em um computador. Para testar esse conjunto de requisitos, acesse as opções abaixo:

  1. Verificando a versão do Java instalada na estação de trabalho

    Verificando a versão do Java instalada na estação de trabalho

    Para verificar a versão do Java instalada na estação de trabalho, iremos apresentar, abaixo, um passo-a-passo baseado no Windows 7. No entanto, existe uma página de ajuda em português, do próprio site do Java, que contempla os demais sistemas operacionais de plataforma windows. Para acessar esta página, clique aqui, ou então, siga os passos para o Windows 7.

    Primeiramente devemos acessar o Painel de Controle:



    Então localizaremos o JAVA:



    Nos será apresentada a tela de Painel de controle JAVA. Nesta tela devemos clicar na Aba Java, conforme apontado na imagem abaixo:



    Dentro da Aba Java, clique no Botão "Exibir", conforme imagem abaixo:



    Na tela seguinte são apresentadas as versões do Java instaladas e ativadas:




  2. Executando o Componente de Assinatura

    Executando o Componente de Assinatura

    Ao clicar em um botão para assinar documento digitalmente no Portal e-CAC, será executado o componente AssinadorDigitalACRS.jnlp, devendo ser apresentadas telas similares às exibidas abaixo:

    AssinadorFX

    Assinando digitalmente documento no Portal e-CAC.



    AssinadorFX

    Ícone da aplicação Java FX depois de carregada.



    AssinadorFX

    Seleção de certificados



    AssinadorFX

    Informações do certificado selecionado



    AssinadorFX

    Assinatura de um ou mais arquivos




  3. Testando o Cartão ou Token de CSP Charismathics

    Testando o CSP Charismathics

    Conecte seu cartão ou token. Observe a posição do chip em relação ao leitor. Após, clique no botão correspondente ao menu Iniciar do seu sistema operacional e digite token para identificar o software de seu cartão, conforme a figura:



    Ou então localize dentro dos menus de seu sistema operacional. Execute aquele que for correspondente ao seu CSP. O nosso primeiro exemplo é o Security Token Configurator, gerenciador Charismathics:



    Ao executar, ele procura os certificados apresentandoa tela abaixo:



    Após carregá-los, iremos verificar as informações apresentadas:



    Se visualizamos as informações de nosso certificado ali, é um indício de que o CSP está instalado. Se nada for apresentado, então nosso CSP não foi instalado ou não foi instalado corretamente ou o cartão não está conectado corretamente.


  4. Testando o Cartão ou Token de CSP Safesign

    Testando o CSP Safesign

    Conecte seu cartão ou token. Observe a posição do chip em relação ao leitor. Após, clique no botão correspondente ao menu Iniciar do seu sistema operacional e digite token para identificar o software de seu cartão, conforme a figura abaixo, onde escolhemos o Token Administration, da SafeSign:



    Ao executar, iremos ter a tela do Administrador de Token Safesign:



    Clicamos em e-CPF, e, se visualizarmos nossas informações, isso indica que o CSP está instalado. Em caso contrário, ele não se encontra instalado. A figura representa o que devemos visualizar:



    Se visualizamos as informações de nosso certificado ali, é um indício de que o CSP está instalado. Se nada for apresentado, então nosso CSP não foi instalado ou não foi instalado corretamente ou o cartão não está conectado corretamente.

    IMPORTANTE: Se seu cartão é Safesign e não foi reconhecido nos passos acima, não será reconhecido em nossos sistemas.