I. Instalação e Atualização

  1. Quais cuidados devo tomar quando da instalação do sistema Sitagro?
  2. Quando o Sitagro for instalado pela primeira vez, não existe nenhum cuidado especial a ser tomado. A única recomendação é que a instalação seja feita no diretório padrão: C:\Arquivos de Programas\Stg.

    Quando o Sitagro for instalado pela segunda vez, os seguintes cuidados devem ser tomados.

    Sitagro em rede (quando a instalação for no micro servidor do banco de dados) ou Sitagro que não trabalha em rede: é recomendável fazer uma cópia de segurança do banco de dados (arquivo STG.mdb, disponível no diretório de instalação do Sitagro), de preferência em CD ou em outro diretório, que não o da instalação do Sitagro. Após ser feita a cópia de segurança, desinstalar o Sitagro (através do Painel de Controle do Windows, opção Adicionar ou remover programas). Em seguida, proceder à instalação do Sitagro. Concluída a instalação, verificar se o banco de dados não foi substituído. Se o banco foi substituído por um banco vazio, basta fazer a Restauração da cópia de segurança que foi feita anteriormente.

    Sitagro em rede, quando a instalação for em micro cliente (que acessa o banco de dados de outro microcomputador - servidor). Desinstalar o Sitagro (através do Painel de Controle do Windows, opção Adicionar ou remover programas). Em seguida, proceder à instalação do Sitagro. Concluída a instalação, no menu FERRAMENTAS, opção OPÇÕES selecionar, via rede, arquivo STG.mdb gravado no microcomputador servidor do banco de dados.


  3. Quais cuidados devo tomar quando da atualização do sistema Sitagro?
  4. Não existe nenhum cuidado especial quando da atualização do Sitagro. Somente é bom lembrar que uma atualização somente poderá ser feita em microcomputadores que já possuem o Sitagro instalado.

    A atualização do Sitagro mantém o sistema local compatível com as novas versões disponibilizadas no site, as quais sempre contemplam melhorias ou adaptações do sistema. Um caso específico que pode ser corrigido com a atualização do Sitagro é quando algum relatório não pode ser visualizado pelo sistema, apresentando somente uma tela cinza.


 II. Mensagens do Sistema Topo  
    Ao processar retornos
  1. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Código de Logradouro inválido?
  2. Fazer o download da tabela LOGRADOUROS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  3. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Titular com Código de Logradouro inexistente?
  4. Faça o download da tabela LOGRADOUROS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  5. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Participante com Código de Logradouro inexistente?
  6. Faça o download da tabela LOGRADOUROS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  7. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Responsável Legal com Código de Logradouro inexistente?
  8. Faça o download da tabela LOGRADOUROS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  9. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Proprietário com Código de Logradouro inexistente?
  10. Faça o download da tabela LOGRADOUROS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  11. O que fazer quando, mesmo após fazer a importação da tabela de Logradouros atualizada do site, a mensagem de logradouro inválido ou inexistente continua a ocorrer?
  12. Verifique se o caminho selecionado para a importação da tabela é o mesmo caminho no qual da tabela foi gravada, quando do download. Repita a operação de download e importação da tabela, caso não tenha certeza de haver utilizado o mesmo caminho.


  13. E se, mesmo tendo repetido o processo de importação da tabela de Logradouros, ainda recebo a mensagem de logradouro inválido ou inexistente ao tentar processar o retorno?
  14. Faça o download da tabela de Tipos de Logradouros do site da SEFAZ/RS. Importe-a no Sitagro através do menu FERRAMENTAS, opção IMPORTAR TABELAS. Depois de assim proceder, importe novamente a tabela de Logradouros. Por fim, tente processar o retorno.


  15. Mesmo importando a tabela de Tipos de Logradouros, seguida da importação da tabela de Logradouros, ainda assim não consigo processar o arquivo de retorno. Como proceder?
  16. Entre em contato com a Divisão de Tecnologia da SEFAZ/RS (DTIF) repassando a eles o código do município e do logradouro que aparecem na mensagem.

    Ocorrem casos em que um código de Logradouro gravado no arquivo de retorno ainda não está disponível na tabela de Logradouros que está para download no site da SEFAZ/RS. A DTIF irá verificar pelo código do município e do logradouro se isto está ocorrendo. Será gerada então uma tabela atualizada que será disponibilizada no site da SEFAZ/RS para novo download.


  17. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Código de Distrito inválido?
  18. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  19. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Titular com Código de Distrito inexistente?
  20. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  21. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Participante com Código de Distrito inexistente?
  22. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  23. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Responsável Legal com Código de Distrito inexistente?
  24. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  25. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Proprietário com Código de Distrito inexistente?
  26. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  27. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Pessoa com Código de Distrito inexistente?
  28. Faça o download da tabela DISTRITOS, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS.


  29. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Titular com UF inexistente?
  30. O Sitagro irá considerar automaticamente este Titular como pertencente à UF RS. Se desejar, faça o download da tabela de Unidades da Federação, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  31. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Participante com UF inexistente?
  32. O Sitagro irá considerar automaticamente este Participante como pertencente à UF RS. Se desejar, faça o download da tabela de Unidades da Federação, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  33. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Responsável Legal com UF inexistente?
  34. O Sitagro irá considerar automaticamente este Responsável Legal como pertencente à UF RS. Se desejar, faça o download da tabela de Unidades da Federação, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  35. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Proprietário com UF inexistente?
  36. O Sitagro irá considerar automaticamente este Proprietário como pertencente à UF RS. Se desejar, faça o download da tabela de Unidades da Federação, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  37. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Titular com Código de País inexistente?
  38. O Sitagro irá considerar automaticamente este Titular como pertencente ao país Brasil. Se desejar, faça o download da tabela de Países, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  39. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Participante com Código de País inexistente?
  40. O Sitagro irá considerar automaticamente este Participante como pertencente ao país Brasil. Se desejar, faça o download da tabela de Países, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  41. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Responsável Legal com Código de País inexistente?
  42. O Sitagro irá considerar automaticamente este Responsável Legal como pertencente ao país Brasil. Se desejar, faça o download da tabela de Países, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  43. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Endereço de Proprietário com Código de País inexistente?
  44. O Sitagro irá considerar automaticamente este Proprietário como pertencente ao país Brasil. Se desejar, faça o download da tabela de Países, disponível no site da SEFAZ/RS e importá-la no Sitagro, através do menu FERRAMENTAS opção IMPORTAR TABELAS, a fim de atualizar o banco de dados do sistema.


  45. O que fazer quando o sistema apresenta a mensagem: Arquivo descompactado inválido?
  46. Para corrigir este problema exclua todos os arquivos existentes nas pastas RetornoIBM e Temp. A pasta RetornoIBM fica dentro do diretório de instalação do Sitagro. A pasta Temp fica dentro da pasta RetornoIBM. Após a exclusão dos arquivos faça o download dos retornos em questão e tente processá-los novamente.


  47. Como proceder quando, ao tentar processar arquivos de retorno recebo a mensagem: Não existe nenhum retorno novo a ser processado?
  48. Esta mensagem indica que não existe nenhum arquivo de retorno a processar no diretório definido como padrão para busca e processamento de retornos. Este diretório pode ser informado e/ou consultado através do menu FERRAMENTAS, item OPÇÕES no espaço denominado Caminho do Arquivo de Retorno. Certifique-se que os arquivos de retorno foram gravados neste diretório padrão.

    Outra maneira de informar um caminho de retorno é na tela do próprio retorno. Ao processar um retorno, antes de clicar no botão Ok, o usuário pode informar um caminho de retorno alternativo ao padrão. Como fazer?

    Na tela de Processar Arquivo de Retorno, o espaço denominado Diretório de Entrada apresenta o caminho padrão de retornos. Ao lado deste caminho existe o botão " ... ". Basta clicar neste botão e selecionar o caminho onde atualmente estão gravados os retornos. O sistema irá buscá-los neste caminho então, e não no caminho padrão do sistema.

    Relativas a solicitações
  49. Como proceder quando, ao tentar realizar uma alteração cadastral, o sistema apresenta a mensagem: A IE informada possui solicitação pendente de retorno?
  50. Primeiro, avalie a solicitação. Ela é uma solicitação antiga ou recente? Se for uma solicitação recente, verifique através da DTIF se esta já foi avaliada e respondida (via arquivo de retorno).

    Quando a DTIF verificar que a solicitação está aguardando homologação no sistema central, aguarde.

    Se for uma solicitação antiga, inexistente no sistema central ou que já está homologada no sistema central, continue lendo esta resposta.

    Se a solicitação está homologada no sistema central, certifique-se de que todos os retornos foram processados.

    A situação de Não Retornada é comum em solicitações que foram enviadas em um arquivo de remessa de Ficha de Cadastramento e que ainda não obtiveram uma resposta. A resposta sempre será via processamento de um retorno. O que ocorre é que quando um arquivo se perde (problema no envio pelo TED, rejeição do arquivo por erro ou até uma remessa gerada e não enviada - verifique se você possui o protocolo de envio pelo TED) a solicitação pode ficar "eternamente" com a situação de Não Retornada. Nestes casos, a versão 2.5 do Sitagro (ou versão posterior a esta) consegue liberar a Inscrição Estadual (IE) "presa" a esta solicitação Não Retornada através de um comando, chamado Sincronismo de Cadastro.

    Existe um prazo que o sistema Sitagro (mesmo a versão 2.5 ou posterior), dá para realizar um Sincronismo de Cadastro para uma IE que está com solicitação Não Retornada: 5 dias. Isto ocorre pois como o Sitagro não tem integração direta com o sistema central, não sabe se a solicitação está Não Retornada devido a algum problema no arquivo ou se simplesmente está aguardando Homologação por parte do fiscal. Este prazo existe então de forma preventiva para que não suba uma 2ª alteração cadastral sendo que a 1ª ainda não foi respondida. Passados esses 5 dias, o Sitagro 2.5 (ou posterior) permite que seja feito o Sincronismo de Cadastro a fim de liberar a IE para posterior realização de Alteração Cadastral.

    Para realizar o sincronismo de cadastro execute os passos a seguir:

    • Estar com o Sitagro atualizado para a versão 2.5 (ou posterior a esta);
    • Em Ficha de Cadastramento, solicitar no menu a opção Sincronismo de Cadastro (é um botão que possui uma seta verde e uma azul que estão simulando um círculo);
    • Aparecerá uma tela solicitando uma IE para sincronismo. Informar a IE que está na solicitação cuja situação é Não Retornada;
    • Apertar a tecla OK. Surgirá uma mensagem informando que a IE está em uma solicitação pendente de retorno e pedindo a confirmação do sincronismo. Confirmar;
    • Gerar e enviar uma remessa de Ficha de Cadastro;
    • No dia seguinte ao envio desta remessa, processar o retorno que estará disponível no site de auto-atendimento da SEFAZ/RS;
    • Após o processamento deste retorno, será possível fazer a alteração cadastral da IE que estava indisponível.

    Obs.: este procedimento poderá ser feito para toda IE presente em solicitação com situação Não Retornada. Podem ser feitos vários sincronismos de Cadastro e posteriormente enviá-los em uma única remessa.


 III. Mensagens de Erro Topo  

  1. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: [3078] - The Microsoft Jet database engine cannot find the input table or query "..."?
  2. Esta mensagem indica que o banco de dados perdeu a tabela cujo nome está entre aspas. Nestes casos será necessária a restauração do backup.


  3. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: [3078] - O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet não encontrou a tabela ou consulta "..."?
  4. Esta mensagem indica que o banco de dados perdeu a tabela cujo nome está entre aspas. Nestes casos será necessária a restauração do backup.


  5. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: [429] - ActiveX component can't create object?
  6. Esta mensagem indica que algum arquivo necessário à perfeita execução do sistema Sitagro foi perdido. Para resolver este problema o usuário deverá fazer a instalação do Sitagro novamente. A instalação está disponível para download no site da SEFAZ/RS. Verifique nesta FAQ quais os cuidados a serem tomados quando da instalação do Sitagro.


  7. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: [429] - O componente ActiveX não pode criar o objeto?
  8. Esta mensagem indica que algum arquivo necessário à perfeita execução do sistema Sitagro foi perdido. Para resolver este problema o usuário deverá fazer a instalação do Sitagro novamente. A instalação está disponível para download no site da SEFAZ/RS. Verifique nesta FAQ quais os cuidados a serem tomados quando da instalação do Sitagro.


  9. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: Error 1334. The file "..." cannot be installed because the file cannot be found in cabinet file "Data.cab". This could indicate a network error, an error reading from the CD-Rom, or a problem with this package?
  10. Esta mensagem indica que algum arquivo necessário à perfeita execução do sistema Sitagro foi perdido. Para resolver este problema o usuário deverá fazer a instalação do Sitagro novamente. A instalação está disponível para download no site da SEFAZ/RS. Verifique nesta FAQ quais os cuidados a serem tomados quando da instalação do Sitagro.


  11. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: [3035] - Recurso do sistema excedido?
  12. Esta mensagem ocorre quando muitas importações do cadastro completo foram feitas e o sistema não consegue mais realizar este processo. A Importação de Cadastro Completo é um procedimento não recomendado, à exceção de quando é feita a Adesão à Ficha Cadastral, a fim de tornar as informações locais do Sitagro idênticas às do sistema central da SEFAZ/RS.

    Quando a execução de Importação de Cadastro Completo chegou a este limite, o sistema não permitirá mais realizá-la. O usuário do Sitagro não necessita, porém, desta importação para continuar atualizando seu cadastro. Basta continuar o cadastro de solicitações e o processamento dos seus retornos, disponibilizados pelo sistema central.

    Mais informações sobre a este tema podem ser lidas na pergunta 8 do item IV. Dúvidas Comuns, nesta FAQ.


  13. O que fazer quando recebo do sistema a mensagem: Erro em "clsBD.AbreBanco, Linha=10" [3343] - Formato de banco de dados "..." não reconhecido?
  14. Esta mensagem indica que o banco de dados foi perdido. Deve ser restaurada a cópia de segurança.


  15. O que causa a mensagem: Erro em 'Globais.ExecutaSQL' [3022] - As alterações solicitadas para a tabela não foram satisfatórias já que criariam valores duplicados no índice, chave primária ou relação. Altere os dados no campo ou campos que contêm os dados duplicados, remova o índice ou redefina o índice para possibilitar entradas duplicadas e tente novamente?
  16. Esta mensagem pode ocorrer quando o Sitagro é usado em rede e está sendo realizada digitação de notas fiscais. Existem momentos em que dois usuários gravam as notas que estão digitando exatamente ao mesmo tempo. Quando isto ocorre o sistema emite a mensagem em questão. Nada precisa ser feito neste caso. Basta ao usuário clicar no botão Ok da mensagem e gravar a nota novamente.

    Nos demais casos em que ocorre, esta mensagem evidencia um problema interno do banco de dados. Quando, mesmo repetindo a tentativa de gravação, a mensagem volta a ocorrer, o usuário deve entrar em contato com a DTIF, repassando a mensagem de erro completa.


 IV. Dúvidas Comuns Topo  

  1. As tabelas disponíveis para download do site da SEFAZ/RS estão compactadas (.ZIP). É necessário descompactá-las antes de realizar a importação?
  2. Em versões mais antigas do Sitagro era necessária a prévia descompactação dos arquivos de tabelas antes da importação. A versão atual disponível no site da SEFAZ/RS para download, importa os arquivos compactados.


  3. Qual a importância da realização da cópia de segurança do meu banco de dados? Com qual freqüência devo realizar esta cópia?
  4. A cópia de segurança é o principal meio de resguardar o banco de dados contra eventuais problemas, tais como perda do banco ou problemas que possam ocorrer no computador e que impeçam o acesso ao banco de dados do Sitagro. A freqüência da cópia de segurança está diretamente ligada à freqüência de uso do Sitagro. Recomenda-se que após cada sessão de digitação seja realizada uma cópia de segurança.


  5. Existe alguma forma de automatizar a cópia de segurança do banco de dados do Sitagro?
  6. A versão 2.5.1 (e posteriores) do Sitagro implementa o recurso de cópia de segurança automática quando o sistema é encerrado.

    A cópia de segurança automática visa ajudar na preservação do banco de dados, tentando minimizar a necessidade de reconstrução deste.

    Algumas particularidades da cópia de segurança automática: quando o usuário trabalhar em rede e diversos aplicativos Sitagro estiverem abertos, cada aplicativo que for fechado tentará fazer uma cópia de segurança automática do banco de dados do servidor. Porém, quando um Sitagro é fechado mas existe outro Sitagro (em outra máquina) aberto ainda, o aplicativo que está sendo encerrado não consegue fazer a cópia, pois o banco está em uso ainda. Isto ocorrerá sempre que um Sitagro for fechado enquanto outros ainda permanecerem abertos. Somente o último Sitagro a ser encerrado conseguirá fazer a cópia de segurança automática.

    Outra particularidade: a cópia de segurança é automática somente uma vez por dia, ou seja, se o usuário entra e sai do Sitagro mais de uma vez no mesmo dia, a cópia será automática na primeira saída. Da segunda em diante o sistema avisará que uma cópia já foi realizada naquele dia, perguntando se o usuário deseja fazer outra. Recomenda-se que seja feita a cópia de segurança se nesta sessão foram digitadas novas informações no banco de dados.


  7. O que é Reorganização do Banco de Dados? Quando é necessário fazer a Reorganização?
  8. A Reorganização do banco de dados, como o nome já diz, reorganiza as informações no banco de dados, com o objetivo de tornar o acesso a elas mais rápido, além de dar mais segurança ao banco, prevenindo a ocorrência de "banco de dados corrompido".

    A reorganização é recomendada quando um grande volume de informações é inserido no banco.

    O processo de cópia de segurança, quando efetuado através do menu: FERRAMENTAS, opção CÓPIA DE SEGURANÇA, realiza uma reorganização do banco antes de realizar a cópia.


  9. Como faço para restaurar uma Cópia de Segurança?
  10. No menu FERRAMENTAS, existe a opção Restaurar Cópia de Segurança. Ao selecionar esta opção, o sistema apresentará uma tela onde estarão listadas todas as cópias de segurança realizadas pelo sistema no microcomputador. Selecione a cópia desejada e clique no botão Restaurar. Surgirá então uma tela informativa. Leia-a com atenção e selecione Sim o Não. Ao selecionar Sim o sistema irá apresentar a última tela, onde o usuário deverá clicar no botão Iniciar para restaurar a cópia de segurança selecionada.


  11. Na lista de cópias de segurança não aparece uma cópia que eu tenho certeza ter feito. O que ocorreu?
  12. Quando o Sitagro é utilizado em rede, qualquer microcomputador pode realizar Cópia de Segurança. O registro de cópia de segurança fica no microcomputador na qual esta foi feita. Certifique-se então de que a cópia foi feita no microcomputador em questão.


  13. Como restaurar uma Cópia de Segurança que não aparece na lista de cópias a serem restauradas?
  14. Na tela de Restauração da Cópia de Segurança existe um botão chamado Outro. Ao clicar neste botão, o usuário poderá buscar a cópia a ser restaurada de qualquer outro local do microcomputador em questão ou até de outro computador da rede. Em casos de restauração a partir de outro microcomputador da rede, certifique-se de que o diretório onde está gravada a cópia de segurança esteja compartilhado e possua no mínimo permissão de leitura.


  15. Qual a necessidade de realizar a IMPORTAÇÃO DO CADASTRO COMPLETO?
  16. A Importação do Cadastro Completo é um procedimento a ser realizado somente quando é feita a Adesão à Ficha Cadastral, com o intuito de atualizar o banco de dados, tornando-o o mais parecido possível com a base de dados central da SEFAZ/RS.

    Após esta primeira importação do cadastro, toda atualização de cadastro será feita por meio do cadastro de solicitações no sistema Sitagro. Estas solicitações serão remetidas do Sitagro para o sistema central, e respondidas (aceitas ou rejeitadas) via o processamento de arquivos de retorno, disponibilizados para download no site da SEFAZ/RS.

    Quando alguma informação cadastral for alterada no sistema central (alteração não proveniente do usuário local do Sitagro), o próprio sistema irá gerar um registro de sincronismo desta informação. Este sincronismo é chamado de Automático e também ficará disponível em arquivo de retorno, a exemplo das alterações/inclusões solicitadas pelo usuário do Sitagro local.

    Todo este processo torna a Importação do Cadastro Completo desnecessária e redundante. Um dos motivos pelos quais não se recomenda a Importação do Cadastro Completo é que o Sitagro trabalha com a consulta ao histórico de solicitações de cadastro. Sendo assim, a cada importação do cadastro completo o Sitagro irá guardar o histórico anterior de todo cadastro. Isto torna o banco de dados grande, lento e pode levar à perda de informações nas tabelas internas ou à perda do próprio banco.


  17. O que causa a perda do banco de dados?
  18. O banco de dados pode ser perdido quando ocorre falha na energia elétrica (falta de luz), variações na tensão, cabos de rede com problema (quando o Sitagro é utilizado por mais de um computador via rede) ou quando o usuário desliga o computador sem antes ter encerrado o Sitagro.


  19. Como utilizar o Sitagro em uma rede Windows?
  20. Para utilizar o Sitagro em uma rede Windows siga os seguintes passos:

    • Instale o Sitagro em todos os computadores com os quais deseja trabalhar;
    • Escolha um dos computadores para ser o servidor do banco de dados do Sitagro. Este computador deve ter o diretório (pasta) onde se encontra instalado o Sitagro compartilhado com permissão inclusive de gravação;
    • Sugere-se que os demais computadores tenham os bancos de dados do Sitagro apagados, para evitar que, por engano, algum usuário trabalhe no banco de dados local e não no do servidor;
    • No Sitagro instalado em cada computador, informar o Caminho do banco de dados, com a seguinte diferença: no Sitagro instalado no servidor, será informado o banco de dados gravado na própria máquina, por exemplo: C:\Arquivos de Programas\STG\Stg.mdb. Já nos demais computadores, será informado o banco de dados do servidor, por exemplo: \\ComputadorA\Arquivos de programas\STG\Stg.mdb.

    Seguindo estes passos, o Sitagro estará apto para funcionar em uma rede Windows.



  21. Como faço para transmitir as remessas geradas no sistema Sitagro?
  22. Para transmitir as remessas de notas e fichas geradas pelo Sitagro é necessário possuir o aplicativo TED - Transmissão Eletrônica de Documentos, instalado.

    Este aplicativo pode ser encontrado no site da SEFAZ/RS. Na página de download do TED serão encontradas instruções de como instalar este aplicativo bem como informações sobre as diversas versões já lançadas.

    O TED conta com um Serviço de Atendimento ao Cliente no seguinte telefone: (51) 3210-0114.


  23. Como devo proceder quando uma solicitação demora a ser respondida?
  24. Verifique se a remessa que continha esta solicitação foi realmente enviada. Quando uma remessa é enviada, é possível verificar no TED o protocolo desta remessa.

    Caso o protocolo não seja encontrado é grande a possibilidade de a remessa ter sido gerada no sistema Sitagro, porém não enviada via aplicativo TED.

    Pode ocorrer também de a solicitação estar presente em um arquivo de remessa que foi rejeitado. Neste caso, a solicitação nunca será respondida e o usuário do sistema terá de enviar um sincronismo de cadastro com a inscrição que ficou em situação de Não Retornada.

    Para maiores informações sobre este sincronismo consulte a pergunta 25 do item II. Mensagens do Sistema, nesta FAQ.

    Maiores informações sobre solicitações cuja remessa possui protocolo de envio pelo TED e que não estão presentes em arquivo de remessa rejeitado, podem ser conseguidas junto à DTIF.


  25. Como proceder quando possuo sistema próprio para digitação de notas fiscais e fichas de cadastramento e desejo migrar para o Sitagro?
  26. Primeiro deve-se ter em mente que a migração para o sistema Sitagro não será automática, e deverá ser feita em um período no qual não existam prazos ou entregas de documentos em grande quantidade.

    Para migrar para o sistema Sitagro primeiramente deve-se encerrar a digitação no sistema próprio, enviando-se os últimos arquivos de remessa de notas fiscais e fichas cadastrais.

    Após o envio destes arquivos e recepção dos recibos, entrar em contato com a DTIF e solicitar a construção de banco de dados com a finalidade de migração para o sistema Sitagro.

    Instalar o Sitagro. A instalação está disponível no site da SEFAZ/RS. Caso deseje trabalhar com o Sitagro em rede leia também a resposta de: "Como utilizar o Sitagro em uma rede Windows?"

    Após a instalação, aguardar a chegada da base de dados que será enviada pela DTIF.

    A base de dados será enviada como cópia de segurança. Ao entrar no Sitagro, o sistema irá avisar que a base de dados não foi encontrada, apresentando três alternativas ao usuário. Selecione "Restaurar uma cópia de segurança" e clique no botão OK.

    Na próxima tela clique no botão "Outro" e na tela a seguir clique no botão "Sim".

    Aparecerá uma tela de pesquisa na qual o usuário deverá informar o caminho onde está a cópia de segurança que foi enviada pela DTIF (geralmente a unidade de CD-Rom). Selecionar o arquivo da cópia de segurança e clicar "Abrir".

    Na tela de restauração da cópia de segurança, selecione o botão "Iniciar". Após este procedimento, a cópia de segurança será restaurada e o usuário poderá iniciar a digitação no Sitagro.


  27. Como faço para vincular várias notas fiscais de produtor a um mesmo documento de liquidação?
  28. Quando da digitação da primeira nota do grupo: digite a nota normalmente e, quando digitar o documento de liquidação, selecione o tipo de documento e clique no botão Ok. Observe a tela a seguir.


    Digitado o documento de liquidação, salve a nota.

    Quando da digitação das demais notas do grupo: digite a nota normalmente e, quando digitar o documento de liquidação, selecione o tipo de documento e preencha as informações da primeira nota fiscal de produtor do grupo no espaço denominado "Usar o mesmo documento de liquidação da Nota". Veja figura a seguir.


    Clique no botão Ok. O sistema apresentará o documento de liquidação já digitado e a nota fiscal de produtor vinculada a ele. Confirme a vinculação do documento de liquidação e salve a nota.


  29. Como faço para excluir notas fiscais de produtor de períodos antigos?
  30. Para excluir notas fiscais de produtor de períodos antigos basta selecionar a opção "Exclusão de notas de um período" do menu "Ferramentas".

    Se o Sitagro for utilizado em rede, especial atenção ao fato de que esta exclusão deve ser feita no microcomputador servidor do banco de dados e que somente este Sitagro deve estar aberto durante o processo.


  31. Quando posso utilizar a dispensa da indicação do valor das mercadorias (a rendimento)?
  32. No Valor Total dos Produtos da NFP, somente será aceito 0 (zero), quando se tratar de Nota "a rendimento" ou quando emitente e destinatário/remetente forem a mesma pessoa.

    Quando as mercadorias estiverem sujeitas à posterior fixação de preço, ou se destinarem a cooperativas de produtores de que o remetente seja associado são dispensados a indicação do valor unitário e o valor total das mercadorias, observado o seguinte:

    • nas saídas a destinatários deste Estado, a quantidade das mercadorias será consignada por extenso e, também, a expressão "a rendimento";
    • nas saídas a destinatários em outro Estado, a Nota Fiscal de Produtor deverá conter o valor provável da operação. O reajuste de preço será consignado em outra Nota Fiscal de Produtor.

    O valor das mercadorias obrigatoriamente estará especificado na nota fiscal (de entrada) do recebedor da mercadoria.


  33. Quando uma solicitação de ficha de cadastramento fica na situação de Cancelada?
  34. O usuário do Sitagro pode liberar uma IE que está com solicitação Não Retornada a muito tempo através de um Sincronismo de Cadastro. Ao fazer o sincronismo, será gerada uma nova solicitação de sincronismo para a IE e o Sitagro irá substituir a situação de Não Retornada da solicitação antiga para Cancelada. Maiores informações sobre este procedimento podem ser lidas na pergunta 25 do item II. Mensagens do Sistema, nesta FAQ.


  35. É possível gerar novamente uma remessa de Notas ou Fichas?
  36. O Sitagro permite o reenvio de remessas. Para reenviar uma remessa, o usuário deve estar na tela de envio de Remessa/Arquivo.

    Estando nesta tela, no menu superior será encontrado o botão de Gerar Novamente uma Remessa/Arquivo (botão circulado em vermelho na figura a seguir).


    Ao clicar neste botão, surgirá a tela de reenvio de remessas. Nesta tela o usuário deverá selecionar o tipo de remessa a reenviar. As opções são: Nota ou Ficha de cadastramento.

    Após selecionar o tipo, informar o número da remessa a reenviar.

    Para reenviar a remessa com um novo número, marcar a opção Gera Com Novo Número de Remessa.

    Clicar no botão OK.


    Remessas de Ficha de Cadastramento, mesmo quando reenviadas com novo número, manterão o mesmo número de solicitação da remessa substituída.

    Exemplificando: se a remessa de número 100, que possui dentro dela a solicitação número 210, for reenviada (independente de ser com novo número ou não) manterá na remessa substituta a solicitação de número 210.


    Se a solicitação nº 210 já foi remetida e aceita via o arquivo de remessa nº 100, será rejeitada quando o arquivo de remessa nº 102 for recepcionado no sistema central. Observando que nestes casos, somente a solicitação será rejeitada, não o arquivo inteiro.

    Após o reenvio da remessa, tanto de Notas quanto de Fichas de Cadastramento, as colunas de Substituída e Substituta serão preenchidas com os números das remessas participantes da operação.

    Ao consultar uma remessa substituída, o usuário não encontrará dentro dela nenhum registro. Todos os registros de uma remessa substituída são automaticamente transferidos para a remessa substituta.

 V. Inconsistências Topo  

  1. O que significam as inconsistências: DL NFP Entrada não autorizada para o Emitente e DL NFP Saída não autorizada para o emitente?
  2. Esta inconsistência ocorre quando o IE emitente do DL, não está autorizado a emitir notas no intervalo de série e número informados (talão).

    Verifique se não ocorreu um erro na digitação da série e/ou número do DL. No caso de erro de digitação a nota deverá ser excluída e digitada novamente, a fim de corrigir estas informações no DL.

    Quando as informações do DL estão corretas, o motivo da inconsistência pode residir no fato de que a prefeitura à qual refere-se o DL ainda não comunicou a entrega deste talão para o produtor (esta comunicação pode ser feita através do site de Auto-atendimento da SEFAZ/RS). Nestes casos, quando a informação do DL está correta, basta ao usuário editar a nota, salvando-a sem realizar nenhuma alteração. O sistema irá gerar um registro de substituição que subirá na próxima remessa e fará desaparecer a inconsistência.


  3. O que significam as inconsistências: NFP Entrada não autorizada para o Emitente e NFP Saída não autorizada para o emitente?
  4. Esta inconsistência ocorre quando o IE emitente da NFP, não está autorizado a emitir notas no intervalo de série e número informados (talão).

    Verifique se não ocorreu um erro na digitação da série e/ou número da NFP. No caso de erro de digitação a nota deverá ser excluída e digitada novamente, a fim de corrigir estas informações.

    Quando as informações da NFP estão corretas, o motivo da inconsistência pode residir no fato de que a prefeitura ainda não comunicou a entrega deste talão para o produtor (esta comunicação pode ser feita através do site de Auto-atendimento da SEFAZ/RS). Nestes casos, quando a informação da NFP está correta, basta ao usuário editar a nota, salvando-a sem realizar nenhuma alteração. O sistema irá gerar um registro de substituição que subirá na próxima remessa e fará desaparecer a inconsistência.


  5. O que significam as inconsistências: NFP com Destinatário baixado, NFP com Emitente baixado e NFP com Remetente baixado?
  6. Significa que a IE do Destinatário e/ou Emitente e/ou Remetente da NFP já estava baixada quando da sua emissão. Verifique a data de emissão da NFP.


  7. O que significam as inconsistências: NFP com Destinatário baixado por emancipação, NFP com Emitente baixado por emancipação e NFP com Remetente baixado por emancipação?
  8. Significa que a IE do Destinatário e/ou Emitente e/ou Remetente da NFP já estava baixada por motivo de emancipação municipal, quando da sua emissão. Verifique a data de emissão da NFP.


  9. O que significam as inconsistências: NFP com Destinatário não cadastrado, NFP com Emitente não cadastrado e NFP com Remetente não cadastrado?
  10. Significa que a IE do Destinatário e/ou Emitente e/ou Remetente possui data de cadastro posterior à data de emissão da NFP. Verifique a data de emissão lançada no sistema.


  11. O que significa a inconsistência: Operação divergente?
  12. Significa que houve um lançamento errado da natureza da operação. Um dos municípios envolvidos digitou nota de compra como sendo de venda ou vice-versa.


  13. O que significa a inconsistência: Quantidade comercializada incompatível com natureza da Operação?
  14. Significa que foi informada uma quantidade muito alta na venda de determinado produto para um comprador incompatível, por exemplo, um consumidor final.


  15. O que significa a inconsistência: Destinatário com CAE Incompatível com Compra de PPR?
  16. Significa que a operação de produtor informada na NFP não é compatível com a Atividade Econômica do destinatário, que neste caso será uma ICS-RS.


  17. O que significa a inconsistência: DL CN de Venda com Emitente que não é ICS?
  18. Significa que o IE emitente informado no documento de liquidação tipo Contra-nota de vendas não é válido para uma ICS.


  19. O que significa a inconsistência: NFP de Saída dupla?
  20. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, fonte (município, produtor primário, ...) e destinatário.


  21. O que significa a inconsistência: NFP de Entrada dupla?
  22. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de entrada aparece duas ou mais vezes. Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, fonte (município, produtor primário, ...) e remetente.


  23. O que significa a inconsistência: NFP de Saída paralela?
  24. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número e fonte (município, produtor primário, ...) para destinatários diferentes.


  25. O que significa a inconsistência: NFP de Entrada paralela?
  26. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de entrada aparece duas ou mais vezes. Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número e fonte (município, produtor primário, ...) para remetentes diferentes.


  27. O que significa a inconsistência: NFP de Saída calçada?
  28. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, destinatário e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


  29. O que significa a inconsistência: NFP de Entrada calçada?
  30. Esta inconsistência ocorre quando uma NFP de entrada aparece duas ou mais vezes Estas notas apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, remetente e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


  31. O que significa a inconsistência: DL NFP de Saída duplo?
  32. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, fonte (município, produtor primário, ...) e destinatário.


  33. O que significa a inconsistência: DL NFP de Entrada duplo?
  34. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de entrada aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, fonte (município, produtor primário, ...) e remetente.


  35. O que significa a inconsistência: DL NFP de Saída paralela?
  36. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número e fonte (município, produtor primário, ...) para destinatários diferentes.


  37. O que significa a inconsistência: DL NFP de Entrada paralela?
  38. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de entrada aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número e fonte (município, produtor primário, ...) para remetentes diferentes.


  39. O que significa a inconsistência: DL NFP de Saída calçada?
  40. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de saída aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, destinatário e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


  41. O que significa a inconsistência: DL NFP de Entrada calçada?
  42. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NFP de entrada aparece duas ou mais vezes Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, série, número, remetente e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


  43. O que significa a inconsistência: DL NF Modelo 1 duplo?
  44. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NF Modelo 1 aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número, fonte (município, produtor primário, ...) e remetente.


  45. O que significa a inconsistência: DL NF Modelo 1 paralela?
  46. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NF Modelo 1 aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número e fonte (município, produtor primário, ...) para remetentes diferentes.


  47. O que significa a inconsistência: DL NF Modelo 1 calçada?
  48. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo NF Modelo 1 aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número, remetente e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


  49. O que significa a inconsistência: DL Contranota de Venda duplo?
  50. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo Contra-nota de Venda aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número, fonte (município, produtor primário, ...), remetente e destinatário.


  51. O que significa a inconsistência: DL Contranota de Venda paralela?
  52. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo Contra-nota de Venda aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número e fonte (município, produtor primário, ...) para remetentes diferentes e destinatários diferentes.


  53. O que significa a inconsistência: DL Contranota de Venda calçada?
  54. Esta inconsistência ocorre quando um DL tipo Contra-nota de Venda aparece duas ou mais vezes. Estes DLs apresentam o mesmo IE emitente, modelo, tipo, número, remetente, destinatário e data de emissão para fontes (município, produtor primário, ...) diferentes.


 VI. Motivos de Rejeição de uma NFP Topo  

  1. Porque uma nota fiscal de produtor é rejeitada por "A Rendimento inválido"?
  2. Para evitar a rejeição de notas fiscais de produtor por "A Rendimento inválido" devem ser observadas as regras a seguir.

    Regras para Notas Fiscais de Produtor (NFPs):

    • TR10 do arquivo transmitido: na posição 143 deste TR, somente são válidos: " " ou "S". Qualquer caractere diferente destes fará com que a NFP seja rejeitada por "A rendimento inválido";
    • NFPs de Entrada não podem ser "A Rendimento". NFPs de entrada assinaladas como "A Rendimento" serão rejeitadas por "A rendimento inválido";
    • as seguintes Operações de Produtor não permitem "A Rendimento": 5115, 5116, 6820, 6910, 6930, 6960, 6991, 6999, 7110, 7991, 7992, 7993, 7999. Notas com estas operações e que sejam "A Rendimento" serão rejeitadas por "A rendimento inválido".

    Regras para Documentos de Liquidação:

    • TR20 do arquivo transmitido: na posição 141 deste TR, somente são válidos: " " ou "S". Qualquer caractere diferente destes fará com que a NFP seja rejeitada por "A rendimento inválido";
    • documentos de liquidação do tipo Saída não podem ser "A Rendimento". NFPs que possuam documento de liquidação do tipo saída assinalado como "A Rendimento" serão rejeitadas por "A rendimento inválido".

    Regras gerais:

    • quando uma NFP e seu documento de liquidação forem ambos "A rendimento" a NFP será rejeitada por "A rendimento inválido";
    • para uma NFP ser "A Rendimento", deve possuir ao menos um documento de liquidação do tipo nota fiscal de produtor, ou nota fiscal ou contra-nota de venda. Uma NFP assinalada como "A Rendimento" que não possua um destes documentos de liquidação será rejeitada por "A rendimento inválido" (excluí-se desta regra NFPs canceladas, anuladas ou de exclusão).

    Informações sobre as validações aplicadas sobre os arquivos de NFPs podem ser consultadas no documento Formato de Arquivos, disponível para download no site da Secretaria da Fazenda do RS.